No
âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação e
Comunicação, foi pedido pelo professor que realizássemos duas atividades a
partir de um filme ou de um episódio. Estas atividades tinham por
obrigatoriedade desenvolver uma ou várias competências de Língua Portuguesa.
Uma
vez que o trabalho é em grupo, decidimos dessa maneira realizar uma atividade
para o 6º ano do 2º ciclo a partir do filme “O Pequeno Príncipe” de Robert
Persichetti Jr. (2015).
Escolhemos
este filme por ser adaptado ao livro “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, que está como
leitura obrigatória neste ano de escolaridade.
De
volta ao filme, este conta-nos a história de uma menina que tinha um horário
muito restrito organizado pela sua mãe para que ela consiga entrar numa escola
particular. No entanto para que tal aconteça as duas tiveram de enfrentar uma mudança de casa. Com esta
mudança a menina conhece o seu vizinho que lhe vai dar a conhecer uma nova
perspetiva de como ser criança. O senhor ensina-lhe o valor da amizade e
utiliza a história do Principezinho para o demonstrar.
Para
além dos valores que o filme pode ensinar aos alunos, dá ainda a conhecer o
livro “O Principezinho” de uma forma diferente sem ter que ser da maneira
tradicional, ter que ler o livro, tarefa essa que muitos dos alunos não gosta
muito. No entanto as aprendizagens que queremos trabalhar com os alunos seria o
discurso direto e a forma como os alunos leem.
Para
os alunos perceberem o filme, antes de tudo iriamos trabalhar o livro “O
Principezinho” para os contextualizar e eles entenderem melhor as semelhanças e
as diferenças entre o livro e o filme.
Para
a nossa atividade decidimos pegar numa parte do filme (dos 8 minutos e 19
segundos até aos 9 minutos e 26 segundos), onde a filha e a mãe se juntam nesta
cena. Irão visualizar o filme com som desde o princípio para entenderem melhor
a história, no entanto o excerto do filme que iriamos trabalhar com os alunos
seria o que referimos no início. A nossa intenção seria que os alunos criassem
eles próprios o diálogo entre estas duas personagens e representá-las à turma.
Desta forma trabalhariam a escrita e o discurso direto, matéria que é lecionada
neste ano de escolaridade e que com a turma em questão é necessário trabalhar
cada vez mais juntamente com a escrita, uma vez que é uma turma com grandes
dificuldades na expressão escrita. Ao representar o que criaram à turma, estão
a praticar a sua leitura.
Mais
tarde, se houver tempo, pode-se visionar o filme completo.
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