sábado, 17 de dezembro de 2016

Atividade com a Televisão

No âmbito da unidade curricular Língua Portuguesa e Tecnologia da Informação e Comunicação, foi pedido pelo professor que realizássemos duas atividades a partir de um filme ou de um episódio. Estas atividades tinham por obrigatoriedade desenvolver uma ou várias competências de Língua Portuguesa.
Uma vez que o trabalho é em grupo, decidimos dessa maneira realizar uma atividade para o 6º ano do 2º ciclo a partir do filme “O Pequeno Príncipe” de Robert Persichetti Jr. (2015).
Escolhemos este filme por ser adaptado ao livro “O Principezinho” de  Antoine de Saint-Exupéry, que está como leitura obrigatória neste ano de escolaridade.
De volta ao filme, este conta-nos a história de uma menina que tinha um horário muito restrito organizado pela sua mãe para que ela consiga entrar numa escola particular. No entanto para que tal aconteça as duas tiveram  de enfrentar uma mudança de casa. Com esta mudança a menina conhece o seu vizinho que lhe vai dar a conhecer uma nova perspetiva de como ser criança. O senhor ensina-lhe o valor da amizade e utiliza a história do Principezinho para o demonstrar.
Para além dos valores que o filme pode ensinar aos alunos, dá ainda a conhecer o livro “O Principezinho” de uma forma diferente sem ter que ser da maneira tradicional, ter que ler o livro, tarefa essa que muitos dos alunos não gosta muito. No entanto as aprendizagens que queremos trabalhar com os alunos seria o discurso direto e a forma como os alunos leem.
Para os alunos perceberem o filme, antes de tudo iriamos trabalhar o livro “O Principezinho” para os contextualizar e eles entenderem melhor as semelhanças e as diferenças entre o livro e o filme.
Para a nossa atividade decidimos pegar numa parte do filme (dos 8 minutos e 19 segundos até aos 9 minutos e 26 segundos), onde a filha e a mãe se juntam nesta cena. Irão visualizar o filme com som desde o princípio para entenderem melhor a história, no entanto o excerto do filme que iriamos trabalhar com os alunos seria o que referimos no início. A nossa intenção seria que os alunos criassem eles próprios o diálogo entre estas duas personagens e representá-las à turma. Desta forma trabalhariam a escrita e o discurso direto, matéria que é lecionada neste ano de escolaridade e que com a turma em questão é necessário trabalhar cada vez mais juntamente com a escrita, uma vez que é uma turma com grandes dificuldades na expressão escrita. Ao representar o que criaram à turma, estão a praticar a sua leitura.

Mais tarde, se houver tempo, pode-se visionar o filme completo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário