terça-feira, 11 de outubro de 2016

A integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem: uma opção ou uma necessidade?





Antes de respondermos à pergunta em si é preciso perceber o que são realmente as TIC.
As Tecnologias da Informação e da Comunicação, conhecidas como  as TIC, são a junção entre tecnologia da informação com a tecnologia da comunicação. Esta ligação serve para que a informação seja processada e transmitida da melhor forma. Como exemplos temos, os computadores pessoas, telemóveis, televisão,etc.
As novas tecnologias têm sido cada vez mais utilizadas nas escolas, num processo de ensino- aprendizagem. As escolas, estão cada vez mais equipadas com computadores, para que as aulas sejam adaptadas aos tempos modernos e para que haja uma “aprendizagem para além da tradicional sala de aula e, em especial, da Internet.” (PAZ, J.; 2008)
Para que tal aconteça de forma positiva é preciso que haja certas mudanças na sala de aula, nos professores, bem como nos alunos. Estes devem estar preparados para aprendizagens mais construtivistas que acompanhem as mudanças da sociedade atual.
A utilização das TIC é uma opção de cada um, por exemplo, cabe ao professor poder escolher a forma como quer expor a sua aula, cabe ao professor escolher se quer acompanhar a evolução das novas tecnologias e de certa forma captar a atenção dos seus alunos com novos métodos de aprendizagem. Existem professores que priveligiam as pesquisas em livros e em bibliotecas, como também existem professores que pedem aos seus alunos pesquisas e estes limitam-se a pesquisar na internet, aí não são “obrigados” a ir até um lugar diferente e procurarem os livros sobre os temas que precisam. Por essa razão existem cada vez mais jovens que não sabem procurar um simples livro numa biblioteca, isto porque não foram habituados a tal.
Assim sendo, as TIC devem ser integradas na nossa sociedade, para que esta cresça com elas. É necessário adotar novas formas de trabalhar, uma nova visão da escola, do seu papel e dos seus métodos de ensino. Baseando-nos nas teorias construtivistas de Piaget, Dewey e Vigotsky, a escola ou a sala de aula, são um espaço de aprendizagem construtiva, que deve acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas, éticas e comportamentais da sociedade em que vivemos.  “ As TIC proporcionam uma maior variedade de estratégias de leccionação e envolvem os discentes num processo que já não se quer de aprendizagem passiva mas antes construtiva. O aluno é assim encarado como co-produtor do processo de ensino numa interacção que se centra sobretudo na construção individual do conhecimento(…) As TIC promoveram uma dinamização sem precedentes das aulas.” FIDALGO, Patrícia (2009). “O Ensino e as TIC” .
Nos dias de hoje, as TIC podem servir como ferramenta de comunicação e de aproximação entre pais e professores partilhando assim o papel na educação dos seus filhos/ alunos.
Cada vez mais as TIC tem um papel importante na sociedade. Estando sempre em constante evolução é preciso que as pessoas vão aprendendo como utilizá-las no seu dia-a-dia mas nunca esquecendo velhos hábitos como por exemplo “a capacidade de interpretar e reflectir sobre a informação.” (PAZ, J.; 2008).
Com o uso das TIC pode ser uma mais valia em sala de aula, tanto para os professores como para os alunos, isto é, os professores podem aproveitar o uso das TIC para testar os conhecimentos e progressos dos alunos, desenvolver a sua autoconfiança e participação individual na sala de aula, aproveitar o uso de uma linguagem diferente e por vezes mais específica para novas situações de comunicação, bem como o desenvolvimento da curiosidade, criatividade, imaginação e principalmente a autonomia dos alunos.
Como alguns pensam, os media educativos não produzem eficácia no sucesso e desempenho dos alunos, se forem só usados como tal, mas podem ajudar e auxiliar a construir conhecimento significativo dos alunos e contribuir para parte do sucesso e aprendizagem dos mesmos.
Professores e alunos que usam as TIC em sala de aula, estão mais preparados para uma sociadade de informação e mais motivados para aprender.
Na nossa opinião, as TIC são uma ferramenta importante na vida escolar tanto dos alunos como dos professores, sendo estes a ter o papel principal para a motivação dos alunos no que diz respeito às novas tecnologias. É importante a sociedade estar em constante evolução e aprendizagem, uma vez que já existem quadro interativos, aulas via internet, cada vez mais informação disponível online etc.
Temos como opinião que os professores devem aproveitar o que as TIC podem proporcionar na ajuda da aprendizagem da matéria mas também temos consciência que existem certos temas que as TIC não transmitem bem como a forma de como poderão ser abordados.

Referências bibliográficas
 BOTELHO, Fernanda (2005). “Globalização e cidadania: reflexões soltas”.
 BOTELHO, Fernanda (2006). “Textos e literacias …”
 DIAS DE FIGUEIREDO, António (2000). "Novos media e nova aprendizagem"
FIDALGO, Patrícia (2009). “O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação"
 PAZ, João (2008). “Educação e Novas Tecnologias”

Sem comentários:

Enviar um comentário