Antes
de respondermos à pergunta em si é preciso perceber o que são realmente as TIC.
As
Tecnologias da Informação e da Comunicação, conhecidas como as TIC, são a junção entre tecnologia da
informação com a tecnologia da comunicação. Esta ligação serve para que a
informação seja processada e transmitida da melhor forma. Como exemplos temos,
os computadores pessoas, telemóveis, televisão,etc.
As novas
tecnologias têm sido cada vez mais utilizadas nas escolas, num processo de
ensino- aprendizagem. As escolas, estão cada vez mais equipadas com
computadores, para que as aulas sejam adaptadas aos tempos modernos e para que
haja uma “aprendizagem para além da tradicional
sala de aula e, em especial, da Internet.” (PAZ, J.; 2008)
Para
que tal aconteça de forma positiva é preciso que haja certas mudanças na sala
de aula, nos professores, bem como nos alunos. Estes devem estar preparados
para aprendizagens mais construtivistas que acompanhem as mudanças da sociedade
atual.
A
utilização das TIC é uma opção de cada um, por exemplo, cabe ao professor poder
escolher a forma como quer expor a sua aula, cabe ao professor escolher se quer
acompanhar a evolução das novas tecnologias e de certa forma captar a atenção
dos seus alunos com novos métodos de aprendizagem. Existem professores que priveligiam
as pesquisas em livros e em bibliotecas, como também existem professores que
pedem aos seus alunos pesquisas e estes limitam-se a pesquisar na internet, aí
não são “obrigados” a ir até um lugar diferente e procurarem os livros sobre os
temas que precisam. Por essa razão existem cada vez mais jovens que não sabem
procurar um simples livro numa biblioteca, isto porque não foram habituados a
tal.
Assim
sendo, as TIC devem ser integradas na nossa sociedade, para que esta cresça com
elas. É necessário adotar novas formas de trabalhar, uma nova visão da escola,
do seu papel e dos seus métodos de ensino. Baseando-nos nas teorias
construtivistas de Piaget, Dewey e Vigotsky, a escola ou a sala de aula, são um
espaço de aprendizagem construtiva, que deve acompanhar as mudanças sociais,
tecnológicas, éticas e comportamentais da sociedade em que vivemos. “ As TIC proporcionam uma maior variedade de estratégias de leccionação
e envolvem os discentes num processo que já não se quer de aprendizagem passiva mas antes construtiva. O aluno é assim encarado
como co-produtor do processo de ensino
numa interacção que se centra sobretudo na construção individual do
conhecimento(…) As TIC promoveram uma dinamização sem precedentes das aulas.” FIDALGO,
Patrícia (2009). “O Ensino e as TIC” .
Nos
dias de hoje, as TIC podem servir como ferramenta de comunicação e de
aproximação entre pais e professores partilhando assim o papel na educação dos
seus filhos/ alunos.
Cada
vez mais as TIC tem um papel importante na sociedade. Estando sempre em
constante evolução é preciso que as pessoas vão aprendendo como utilizá-las no
seu dia-a-dia mas nunca esquecendo velhos hábitos como por exemplo “a capacidade
de interpretar e reflectir sobre a informação.” (PAZ, J.; 2008).
Com
o uso das TIC pode ser uma mais valia em sala de aula, tanto para os
professores como para os alunos, isto é, os professores podem aproveitar o uso
das TIC para testar os conhecimentos e progressos dos alunos, desenvolver a sua
autoconfiança e participação individual na sala de aula, aproveitar o uso de
uma linguagem diferente e por vezes mais específica para novas situações de
comunicação, bem como o desenvolvimento da curiosidade, criatividade,
imaginação e principalmente a autonomia dos alunos.
Como
alguns pensam, os media educativos não produzem eficácia no sucesso e
desempenho dos alunos, se forem só usados como tal, mas podem ajudar e auxiliar
a construir conhecimento significativo dos alunos e contribuir para parte do
sucesso e aprendizagem dos mesmos.
Professores
e alunos que usam as TIC em sala de aula, estão mais preparados para uma
sociadade de informação e mais motivados para aprender.
Na
nossa opinião, as TIC são uma ferramenta importante na vida escolar tanto dos
alunos como dos professores, sendo estes a ter o papel principal para a
motivação dos alunos no que diz respeito às novas tecnologias. É importante a
sociedade estar em constante evolução e aprendizagem, uma vez que já existem
quadro interativos, aulas via internet, cada vez mais informação disponível
online etc.
Temos
como opinião que os professores devem aproveitar o que as TIC podem
proporcionar na ajuda da aprendizagem da matéria mas também temos consciência
que existem certos temas que as TIC não transmitem bem como a forma de como
poderão ser abordados.
Referências bibliográficas
BOTELHO,
Fernanda (2005). “Globalização e cidadania: reflexões soltas”.
BOTELHO,
Fernanda (2006). “Textos e literacias …”
DIAS
DE FIGUEIREDO, António (2000). "Novos media e nova aprendizagem"
FIDALGO,
Patrícia (2009). “O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação"
PAZ, João (2008).
“Educação e Novas Tecnologias”
Sem comentários:
Enviar um comentário